domingo, 11 de novembro de 2018

Brasão da Paróquia Senhora Sant'Ana

O BRASÃO


PARÓQUIA SANT'ANA - ANGICAL/BA

Depois de muito trabalho e estudo, a Paróquia Senhora Sat'Ana está lançando o seu Brasão oficial. Criado pelo paroquiano Paulo Francisco de Souza Araujo sob a coordenação do Pe. Paulo Sérgio Conegundes e, ainda, com a ajuda da paroquiana Angelina Mariani, o brasão paroquial traz símbolos que representam as principais características da vida desta comunidade de fé.

O que é um Brasão?

Um brasão é uma insígnia, um distintivo ou um símbolo de alguma pessoa, família ou instituição. Um Brasão Paroquial trata-se de um símbolo, portanto, que identifique, represente gráfica e artisticamente a paróquia. Existe uma Ciência chamada Heráldica que se dedica a descrição e criação de brasões. Trata-se de uma Arte muito antiga, medieval. A Heráldica possui algumas dezenas de regras e a Heráldica Eclesiástica, por sua vez, também possui suas regras.

Conhecendo nosso Brasão

Em nosso brasão paroquial, figuram três elementos da Heráldica Eclesiástica, são eles: a Cruz (chamada cruz hastil), o escudo e o listel (a faixa).

O Listel:

Um listel em heráldica é uma pequena bandeirola ou flâmula que se localiza por cima ou por baixo do escudo de um brasão de armas. Possui geralmente a cor branca, e contém dizeres chamados de grito de guerra ou grito de armas - uma palavra ou frase curta (interjeição) de incentivo ao combate ou à ação. Estes dizeres são muitas vezes escritos em latim. Serve também para mostrar o nome ou o sobrenome da pessoa a qual ele pertencia, ou o nome da cidade, região ou instituição a que se refere o brasão.

No nosso caso, existem dois, um acima do escudo, com a primeira parte da identificação literal da Paróquia. O segundo, abaixo do escudo, o nome da Paróquia, bem como sua data da fundação, 26 de julho de 1810, ambos nas cores amarelo e dourado (Cores de Sant'Ana).

O Escudo

Na cor dourado, o escudo traz como pano de fundo a silhueta do Morro do Saíra, cartão postal de nossa cidade, e no seu interior a representação do Santo Evangelho acima do topo do morro e abaixo, do lado esquerdo, a figura da nossa excelsa Padroeira, a Senhora SANT’ANA! Padroeira paroquial e municipal. Do lado direito a imagem da imponente e bicentenária Igreja Matriz, construída pelos fundadores da cidade.




Adornando o Escudo, dois ramos de folhas de angico, planta que deu origem ao nome da cidade de Angical.


Atravessando o Escudo, uma espada de prata, com cabo em formato da Cruz da Ordem de Cristo, fazendo referência aos portugueses que fundaram a cidade (Irmãos Almeida). Representa a Cruz Hastil, da heráldica, que por sua vez lembra a Cruz processional que precede a equipe de Liturgia e as procissões da Igreja.

Lembra a Cruz processional que precede a equipe de Liturgia e as procissões da Igreja. O seguimento a Nosso Senhor Jesus Cristo é que direciona e guia a Paróquia, CRISTO farol de nossa fé! Na Cruz, a Salvação! Feita em ouro, quer simbolizar a realeza de Cristo.

Angical, 11 de novembro de 2018.



sexta-feira, 23 de março de 2018

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA 2018

PARÓQUIA SENHORA SANT'ANA - ANGICAL/BA


25/03 - Domingo de Ramos

Missa de Ramos - 19:00 hs.
Começando com a procissão da Igreja do Rosário até a Igreja Matriz
Reponsaveis: Apostolado da Oração e Grupo Terço dos Homens

26/03 - Segunda-feira

Visita aos doentes - de 9:00 às 16:00 hs

27/03 - Terça-feira

Visita aos doentes - de 9:00 às 16:00 hs.

28/03 - Quarta-feira

Visita aos doentes - das 14:00 às 17:00 hs.
Missa às 19:30 hs - Igreja do Rosário.

29/03 - Quinta-Feira Santa

Missa de Lava-Pés às 19:30hs.
Responsáveis: Terço dos Homens

30/03 - Sexta-Feira Santa

Caminhada Penitencial - 5:00 hs da manhã.

31/03 - Sábado Santo

Missa da Vigília Pascal às 21:00 hs
Responsáveis: Divina Misericórdia e ECC

01/04 - Domingo de Páscoa

Missa às 19:30 hs na Igreja Matriz
Responsáveis: Apostolado e Mãe Peregrina.

Adoração ao Santíssimo na Quinta-feira

Das 22:00 às 23:00: Catequese
Das 23:00 às 24:00: Grupo de Jovens JAS 

Adoração na Sexta-Feira da Paixão

Das 7:00 às 8:00 → Terço dos Homens
Das 8:00 às 9:00 → Divina Misericórdia
Das 9:00 às 10:00 → Apostolado da Oração
Das 10:00 às 11:00 → Mãe Peregrina e Rainha da Paz
Das 11:00 às 12:00 → Coroinhas e Ministros
Das 12:00 às 13:00 → Coral e músicos
Das 13:00 às 14:00 → ECC e famílias
Das 14:00 às 14:45 → Comunidade do Rosário
Às 15: 00 hs → Adoração da Cruz e logo após Via Sacra.

domingo, 18 de março de 2018

1 Ano de Caminhada do Grupo de Jovens JAS - Jovens Amigos de Sant'Ana


O grupo de Jovens JAS - Jovens Amigos de Santana, completou 1 ano de caminhada. Nasceu no dia 18 de março de 2017. Nasceu com o objetivo de  criar uma comunidade mais dinâmica, com jovens envolvidos com Cristo, com o seu compromisso de batizados.

História

Começamos pequeninos, como uma pequena semente acabada de semear, mas fomos desabrochando sem medo e revestidos com a força do Espírito Santo.
Hoje, o grupo tem entre 25 a 30 membros de 15 a 20 anos e tende a crescer cada vez mais. Reúnem-se semanalmente aos sábados, às 19:30h no Centro Comunitário Pe. Antônio Neto.
Os encontros têm como objetivo a formação integral do jovem, além de atividades, sociais e religiosas, fundamenta no tripé do grupo de jovem, que é: Ação, Formação e Espiritualidade.

Durante a caminhada realizaram algumas atividades, entre elas estão:
  • Participação das Novenas e quermesse de Sant'Ana;
  • Participamos da Missão Jovem realizada em Angical;
  • Comemoração ao Dia das  Crianças;
  • Ação Social: Aniversario de um idoso;
  • Participação no DNJ em Cotegipe;
  • Celebração de uma Vigília durante a noite;
  • Visitas as doentes na comunidade;
  • Comemoração do Natal para o Idoso;
  • Participação de encontro na Casa de Retiro São Bento;
  • Responsabilidades pelas missas dominicais.
Esperamos que novos jovens  possam nos procurar e juntos encontrarmos o Cristo que tanto desejamos!
VENHA JOVEM! SEJA LUZ, ONDE HÁ TANTOS NAS TREVAS!

domingo, 11 de fevereiro de 2018

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018

Fraternidade e Superação da Violência

"Vós sois todos irmãos" (Mt 23,8).



Para o ano de 2018, foi escolhido o tema “FRATERNIDADE E SUPERAÇÃO DA VIO­LÊN­CIA” e o lema: “VÓS SOIS TODOS IRMÃOS” (Mt 23,8), com o objetivo geral de construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da palavra de Deus, como caminho de superação da violência.

O tema da CF-2018 pretende advertir que a violência nunca constitui uma resposta justa. A Igreja proclama, com a convicção de sua fé em Cristo e com a consciência de sua missão, que a violência é um mal, é inaceitável como solução para os problemas e não é digna do ser humano.

A busca de soluções alternativas à violência para resolver os conflitos assumiu, atualmente, um caráter de dramática urgência. É, portanto, essencial a busca das causas que originam a violência, em primeiro lugar as que se ligam a situações estruturais de injustiça, de miséria, de exploração, nas quais é necessário intervir com o objetivo de superá-las (cf. Compêndio da Doutrina Social da Igreja).

 Já o lema “Vós sois todos irmãos” busca resgatar o sentido da fraternidade dos povos, pois somos todos irmãos e irmãs, filhos e filhas de um mesmo Pai. Por isso, iluminados pelo evangelho do Reino, somos chamados à não violência.

A CNBB convida todos os homens e mulheres de boa vontade a percorrer o caminho da superação da violência, crescente em todos os níveis. Para isso, é preciso olhar a realidade, iluminá-la com a luz da palavra de Deus e do magistério da Igreja e, por fim, agir sobre ela, transformando-a.
Fonte: VIDA PASTORAL(ISSN 0507-7184)