domingo, 11 de novembro de 2018

Brasão da Paróquia Senhora Sant'Ana

O BRASÃO


PARÓQUIA SANT'ANA - ANGICAL/BA

Depois de muito trabalho e estudo, a Paróquia Senhora Sat'Ana está lançando o seu Brasão oficial. Criado pelo paroquiano Paulo Francisco de Souza Araujo sob a coordenação do Pe. Paulo Sérgio Conegundes e, ainda, com a ajuda da paroquiana Angelina Mariani, o brasão paroquial traz símbolos que representam as principais características da vida desta comunidade de fé.

O que é um Brasão?

Um brasão é uma insígnia, um distintivo ou um símbolo de alguma pessoa, família ou instituição. Um Brasão Paroquial trata-se de um símbolo, portanto, que identifique, represente gráfica e artisticamente a paróquia. Existe uma Ciência chamada Heráldica que se dedica a descrição e criação de brasões. Trata-se de uma Arte muito antiga, medieval. A Heráldica possui algumas dezenas de regras e a Heráldica Eclesiástica, por sua vez, também possui suas regras.

Conhecendo nosso Brasão

Em nosso brasão paroquial, figuram três elementos da Heráldica Eclesiástica, são eles: a Cruz (chamada cruz hastil), o escudo e o listel (a faixa).

O Listel:

Um listel em heráldica é uma pequena bandeirola ou flâmula que se localiza por cima ou por baixo do escudo de um brasão de armas. Possui geralmente a cor branca, e contém dizeres chamados de grito de guerra ou grito de armas - uma palavra ou frase curta (interjeição) de incentivo ao combate ou à ação. Estes dizeres são muitas vezes escritos em latim. Serve também para mostrar o nome ou o sobrenome da pessoa a qual ele pertencia, ou o nome da cidade, região ou instituição a que se refere o brasão.

No nosso caso, existem dois, um acima do escudo, com a primeira parte da identificação literal da Paróquia. O segundo, abaixo do escudo, o nome da Paróquia, bem como sua data da fundação, 26 de julho de 1810, ambos nas cores amarelo e dourado (Cores de Sant'Ana).

O Escudo

Na cor dourado, o escudo traz como pano de fundo a silhueta do Morro do Saíra, cartão postal de nossa cidade, e no seu interior a representação do Santo Evangelho acima do topo do morro e abaixo, do lado esquerdo, a figura da nossa excelsa Padroeira, a Senhora SANT’ANA! Padroeira paroquial e municipal. Do lado direito a imagem da imponente e bicentenária Igreja Matriz, construída pelos fundadores da cidade.




Adornando o Escudo, dois ramos de folhas de angico, planta que deu origem ao nome da cidade de Angical.


Atravessando o Escudo, uma espada de prata, com cabo em formato da Cruz da Ordem de Cristo, fazendo referência aos portugueses que fundaram a cidade (Irmãos Almeida). Representa a Cruz Hastil, da heráldica, que por sua vez lembra a Cruz processional que precede a equipe de Liturgia e as procissões da Igreja.

Lembra a Cruz processional que precede a equipe de Liturgia e as procissões da Igreja. O seguimento a Nosso Senhor Jesus Cristo é que direciona e guia a Paróquia, CRISTO farol de nossa fé! Na Cruz, a Salvação! Feita em ouro, quer simbolizar a realeza de Cristo.

Angical, 11 de novembro de 2018.